terça-feira, 6 de julho de 2010

Onde está o problema?

Nos últimos tempos, as pessoas têm utilizado a palavra "pérolas" para exemplificar problemas estruturais em diversas áreas da educação, sobretudo nos textos escritos em língua portuguesa, tal como "pérolas do ENEM", quando apresentam textos que se afastam da norma padrão, da mesma forma como "pérolas do vestibular", "pérolas do ENADE" entre outras.

Acredito que "pérolas" é utilizada de maneira irônica, mas prefiro tê-la como algo muito positivo, de grande importância para os estudos da língua portuguesa. A nossa língua é muito rica.

O que dizer desta imagem, onde aparece "com nosco" invés de "conosco"?


Sente-se na cadeira e comente. Será um grande prazer dialogar com você!

2 comentários:

Aline Mascarenhas disse...

Adorei o "com nosco". Mostra que a noção de sentido da preposição não se perdeu para o falante, apesar de já estar tão gramaticalizado. E é essa noção que dá espaço para aquela famosa brincadeira "Você vai comigo ou sem migo?". Dá um caldo danado trabalhar com isso em MP...

Valter de Carvalho disse...

Pois é, Aline. Também gostei de ver a evidência da preposição. Os falantes utilizam a língua de forma intuitiva, como eles percebem. Isso que enriquece a língua e as nossas aulas de português (como professores)!