quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Brasil não foi mal na copa, está mal mesmo é na educação!

Entre os inúmeros e-mails que recebo, este foi de grande valia. Refletir sobre a postura de todos os brasileiros em relação à preocupação da seleção na Copa do Mundo 2010 e o esquecimento com o que verdadeiramente é preocupante.

O Senador Cristóvam Buarque deveria ganhar um prêmio brasileiro pela melhor frase, aquela que representa a nossa real situação e o que todos os políticos deveriam não só se preocupar, mas fazer acontecer. Não só prometer no período de campanha, mas concretizar.

Já passou há muito tempo da hora de parar para pensar na educação. EDUCAÇÃO!!! Trocar os verbos "prometer" por verbos como "fazer", "concretizar", "realizar", "mudar", entre tantos outros que poderiam ser elencados aqui.

Queridos visitantes do meu blog, a frase que compartilho com vocês é:

"NO FUTEBOL, O BRASIL FICOU ENTRE OS 8 MELHORES DO MUNDO E TODOS ESTÃO TRISTES.
NA EDUCAÇÃO É O 85º E NINGUÉM RECLAMA..."
Senador Cristóvam Buarque

terça-feira, 6 de julho de 2010

Onde está o problema?

Nos últimos tempos, as pessoas têm utilizado a palavra "pérolas" para exemplificar problemas estruturais em diversas áreas da educação, sobretudo nos textos escritos em língua portuguesa, tal como "pérolas do ENEM", quando apresentam textos que se afastam da norma padrão, da mesma forma como "pérolas do vestibular", "pérolas do ENADE" entre outras.

Acredito que "pérolas" é utilizada de maneira irônica, mas prefiro tê-la como algo muito positivo, de grande importância para os estudos da língua portuguesa. A nossa língua é muito rica.

O que dizer desta imagem, onde aparece "com nosco" invés de "conosco"?


Sente-se na cadeira e comente. Será um grande prazer dialogar com você!